6 de julho de 2015

Filho com duas pátrias


Vou logo começando o post com um "QUIZ". 
Bem tradicional na Inglaterra, o "QUIZ" nada mais é que um jogo de perguntas e respostas sobre temas variados. Os participantes se dividem em duplas ou times e um apresentador faz o papel de juiz. Os pubs sempre fazem "quiz night", clubes, escolas, festas da "firma", vários lugares, eles adoram!
 

Quem nasce no EUA? Americano é.
Quem nasce na Alemanha? Alemão é.
Quem nasce no Brasil? Brasileiro é.
Quem é filho de brasileiros e nasce na Inglaterra???????? Resposta em branco...

Como já disse em outros posts no Blog, meu marido é brasileiro e quando nos mudamos para a Inglaterra meu primeiro filho tinha quase 1 ano. Minha segunda filha nasceu 6 anos depois, já na terra da Rainha.
 
Considero nossa casa bem brasileira, só falamos português ou aquele dialeto "brasingles" (Do you know qual eu to falando?!). Faço feijão na panela de pressão. Temos chá mate e pão de queijo na dispensa. Mamão formosa na fruteira. Hipoglós, Dorflex e spray de própolis no armário do banheiro. Artesanato e CDs de MPB na estante da sala. Muitas Havaianas e Hering no armário do quarto. E tem o principal, a alma brasileira! Ah, tem também muitos gritos, beijos, apertos e piadas. Não é uma típica casa brasileira?!?!

Pelo fato do nosso filho ter nascido do Brasil, tenho algumas expectativas em relação a ele como: Precisa gostar de arroz com feijão,  pão de queijo, calor, futebol e ser Corintiano (me perdoem os São Paulinos, isso é por parte de pai).
Mas, muitas vezes ele me pega distraída com perguntas como:
-Por que preciso tomar banho todos os dias? (verdade, os ingleses não tem o hábito de tomar banho todos os dias)
-Por que tenho que comer arroz e feijão todos os dias? (exagerando um pouco, pois tem outras coisas no cardápio de casa)
-Por que nunca como linguiça e ovos de café da manhã como os ingleses? (porque aqui não é hotel e Inglês não come isso todos os dias)
E a minha melhor resposta é: porque você é BRASILEIRO!

Tive uma conversa/entrevista com ele e o resultado foi que ele tem orgulho de ser brasileiro, fala que isso o torna diferente e atraente, principalmente por falar outra língua. Mas, ele gosta de viver na Inglaterra e suas únicas reclamações são do céu sempre cinza e de estar longe dos primos, tios e avós.

Os filhos crescem tão rápido, o que é assustador!
Os primeiros passos, primeiras palavras, primeiro dia na creche, primeira vez que dormiu longe de mim, que colocou o primeiro uniforme da escola... e na verdade o que mais me emocionou foi a primeira vez que ele usou desodorante. Meu filho cresceu, já tem até odor de baixo do braço!!! A partir desse dia a vida do meu filho foi dividida em "pré- desodorante e pós-desodorante".  
O que quero dizer com isso é que os acontecimentos
mais marcantes na vida dele, a "era desodorante", não aconteceram no Brasil e sim no país que escolhemos morar. Ele cresceu na Inglaterra, não tem memória nenhuma da curta vida que teve no Brasil. Por mais que me esforce em manter as raízes brasileiras em casa e "sofra" cada vez que ele me pede feijão doce da Heinz, tenho que aceitar - essa é a realidade que ele conhece, gosta e é feliz!



 
Quando nossos filhos forem maiores de idade, vão poder decidir se o lugar deles é no Brasil ou na Inglaterra. Se eles se sentem brasileiros ou ingleses . Mas até lá, vamos vivendo e aproveitando ao máximo o que a Inglaterra têm de bom a nos oferecer, além do céu cinzento e milhas distantes da terra brasilis.

Beijooooooutro.

6 comentários:

  1. Mais um post sensacional tirando a parte do curintia obviamente.
    Confesso que fiquei com lágrimas nos olhos de saudades. Amo vcs.
    Quanto ao Rique, ele hoje é mais inglês, fato. No entanto, como vc bem sabe, um intensivo de 15 dias ao lado de seus primos nada convencionais o deixarão um belo animal da ZL, fica tranks.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk. Toda vez que escrevo tb sinto muita saudade e me dah um aperto no coracao... A parte do Sao Paulino foi pensando em voce e CLARO o beijooooooooooutro.....love you too.

      Excluir
  2. Re, adorei, e não é porque sou sua mãe.Quanto ao Rique ,ele tem um lado lorde que veio do Alê,e um lado barraqueiro que veio de vc,oque é muito bom porque vai se dar bem em qualquer lugar.A Carol por enquanto é Suíça .E não se preocupe se ele gostar de comer feijão com linguiça no café da manhã ,ele tem um lado da VOVÓ. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mae não conta muito, MAS, você resumiu bem a situação.rsrsrs. Obrigada, Donana! love you.

      Excluir
  3. lado barraqueiro kkkkkkkkkkk essa foi ótima!!!!!
    pra mim vc está mais para uma Bridget Jones...adorooooo bjs!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que achei otima a Bridget Jones! Kkkkkkk beijos.

      Excluir