5 de junho de 2017

Hábitos alimentares em UK - além do fish and chips

Gordon Ramsey, Heston Blumenthal, Jamie Oliver, Nigella Lawson são alguns dos chefs celebridades em UK . Apesar desses grandes nomes, a gastronomia britânica não tem boa fama - alguns mais radicais até questionam se ela pode  ser considerada gastronômica.

mercado aberto em Londres - Borough Market
A adaptação aos alimentos de outro país parece mais fácil do que realmente é. No começo sentimos falta dos sabores e dos produtos que estávamos acostumados, aí vêm a frustração de não encontrar o equivalente à muitos deles.
Quando íamos de férias ao Brasil, nas primeiras vezes, a mala voltava cheia de comida - manteiga aviação, chá mate, café, sonho de valsa, caixa de bis, paçoca e doce de leite. Até que um dia, argumentei com o meu marido: "vivemos na nação  que consome mais de 60 bilhões de xicaras de chá por ano (segundo a Tea and Infusion Organization), manteiga francesa e chocolate suíço são baratos. Por que continuamos trazendo todas essas coisas?"

A culinária britânica é sem graça (boring), mas apesar disso eu adoro por ser prática e descomplicada. Não existe essa história de refogar vegetais - ervilha, milho, brócolis, couve de bruxelas, cenoura são cozidos no vapor e pronto. Aliás, parsnips 
não é mandioquinha, ok?!
Os doces não são tão doces e a comida apimentada é absurdamente apimentada (funciona como descongestionante nasal).
O churrasco é de hambúrguer e sausage. A carne de vaca é caríssima, vendida em bifes.
Abrem os sacos de frutas e nem se incomodam em lavar, especialmente nos picnics.
São fãs de take away de hamburger gourmet, comida indiana, chinesa e pizza.
Para adeptos aos alimentos orgânicos, veganos e glúten free, os preços são bem acessíveis e ocupam uma sessão grande nos supermercados.  




English breakfast
Fish and Chips, Sunday Roast e English Breakfast vocês já conhecem - abaixo alguns dos produtos "esquisitinhos" consumidos no dia a dia:

- Baked beans - feijão no molho de tomate doce. beans on toast - feijão por cima de uma fatia de pão de forma tostado. Também usado como recheio da baked potato.
- Batatinha frita de saquinho sabor sal e vinagre.
- Cocktail sausage - linguiça pequena de quinta categoria e fria. Criançada adora!
- Scone - servido com creme e geléia de morango no chá da tarde - sem recheio e sem um chá pra acompanhar parece uma argamassa na boca.

 - Sausage roll - massa folhada recheada com pasta de linguiça. Comem no café da manhã quando estão na rua.
- Marmite - um dos principais produtos da culinária britânica. Extrato de levedura de cerveja, salgado de cor marrom escura e na consistência de geléia. Se come com pão, crackers ou bagel. Ou você ama ou odeia. 

                                             


No último ano novo, fomos convidados para uma festa das amigas da escola. Fui intimada a levar alguma comida exótica/típica brasileira. Não sei cozinhar e fiquei tensa. Liguei pra minha mãe e uma amiga pedindo sugestões. No final, levei pão de queijo, mousse de limão (era pra ser maracujá) e pate de atum. Sucesso absoluto! Eles amaram e até hoje pedem a receita no pátio da escola - festinhas futuras estão garantidas. 
único maracujá que encontrei no supermercado
Jamie Oliver gostou do nosso açaí e caldo de cana mas detestou nosso brigadeiro e quindim, Nigella Lawson amou a nossa mandioquinha/batata-baroa. Pra ser bem sincera: who cares?! Devemos mesmo é agradecer por termos um prato de comida na mesa, seja ele tipicamente brasileiro ou britânico.

Beijooooootro.