21 de janeiro de 2017

Banho - Mito ou verdade?

Este ano iremos comemorar Bodas de Estanho ou Zinco morando na Inglaterra - 10 anos!
O que posso tirar desse "casamento" é que adquiri muitos hábitos ingleses e ao mesmo tempo perdi muitos brasileiros - processo natural na vida de um "gringo". 

Um hábito que adquiri, como já mencionei em outro post é o da faxina - "esqueci" os standards brasileiros de limpeza e inclusive me sinto curada de um antigo TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). Passar roupa é outro hábito que desconheço. Lavo a roupa, penduro no varal e espero ela se auto passar enquanto seca. Adotei também o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa e andar de pantufa ou meia. 
Agora, uma coisa que na minha família não se muda é o hábito do banho - pelo menos enquanto meus filhos morarem comigo.
CAROLINA
Depois do futebol, dei carona para um amigo do meu filho. No caminho, falei que assim que chegasse em casa era para ele entrar direto no banho pois estava imundo. O menino comentou que talvez também teria que tomar pois normalmente só lavava o rosto, mãos e pés antes de dormir. Perguntei então quantas vezes por semana ele entrava no chuveiro e ele respondeu: "acho que 3x". Acho?! 
Estava em uma rodinha na escola e comentavam (fofocavam) sobre uma mãe sul-africana. Eu só escutava, até  que veio a pergunta de uma delas: "Renata, você não acha que os filhos dela vivem imundos?" Respirei fundo e respondi : "olha, eu acho sim, mas não julgo porque viemos de países, culturas e hábitos diferentes. No Brasil, por exemplo, tomamos banho todos os dias, as vezes 2x, pela manhã e a noite, portanto, sou suspeita pra falar - um silêncio constrangedor tomou conta da roda...
Isso na verdade não era novidade, já rolaram várias conversas ou comentários que indicavam esse hábito de higiene dos ingleses. Durante o inverno, não suamos e saímos com tantas camadas de blusa que parecemos um boneco Michelin.
Vou confessar que um dia a noite, comecei a assistir uma série, me empolguei e só parei as 1h30am. Ainda não tinha tomado banho. Olhei para o meu marido dormindo, dia útil, madrugada e pensei: ele não vai nem saber ou reparar se tomei banho ou não - beleza!!!Não aguentei, entrei no chuveiro.
Em 2015, a linha de cosméticos Flint+Flint revelou uma pesquisa feita com mulheres britânicas, idades entre 18 e 50 anos, sobre higiene pessoal.
- 4 em cada 5 mulheres admitiram não tomar banho todos os dias.
- 57% optam por uma rápida higiene com lenços  umedecidos antes de dormir.
- 63% não se incomodam em remover a maquiagem antes de ir para a cama.
- 1 em cada 8 nem escovam os dentes antes de dormir.
A pesquisa diz que, o mais chocante é que 1 a cada 3 mulheres em UK já passou até três dias sem lavar o corpo nem o rosto. Fico imaginando qual seria o resultado se ela tivesse sido feita entre homens.

Interessante e curiosa as diferenças culturais. Não usam sapato dentro de casa mas podem ficar até 3 dias sem banho?! 
Na verdade não me interessa e não é meu problema se o vizinho e os filhos do vizinho tomam banho ou não, A única hora que isso pode me afetar é quando entro no elevador e sinto um mix de curry e "fish and chips" nada agradável no ar. Já li discussões acaloradas no Facebook  sobre esse assunto e entre brasileiros. Adquire o hábito quem quer!
Aprendi uma coisa valiosíssimas nesses 10 anos, não com os Ingleses, muito menos com brasileiros, foi depois de velha mesmo. Aprendi a pensar mais e verbalizar menos - comprei minha paz.
Futuramente acontecerá um divórcio, não sei se por traição ou incompatibilidade de gênios, mas até lá vamos completando e "comemorando" bodas. Feliz 2017!

Beijoooooutro