10 de maio de 2016

Estilo de vida inglês - festa infantil

Lembro-me como se fosse hoje a primeira festinha que meu filho Henrique foi convidado - uma emoção! Ele tinha acabado de entrar na escolinha , tinha três anos e meio. Não esperava uma festa estilo brasileira com brigadeiro, salgadinho, refrigerante e cerveja para os pais, mas, também não estava preparada para a versão inglesa.

Aqui na Inglaterra as festas são geralmente feitas em casa, salão de igreja, centro comunitário ou parque (verão). Contratam algum animador ou soft play (escorregador, pula-pula e piscina de bolinhas). Os estilos e quantidade de convidados vão mudando conforme a idade.
Vou contar, baseada em fatos reais, como funcionam as festas de crianças menores, até uns 6 anos.  

"No dia da festa, coloquei uma roupa nova no Henrique e saímos atrasados, como sempre. Além de chegarmos quase no meio da festa, fiquei sozinha no canto do salão da Igreja. Ninguém queria conversar comigo e também não estava com vontade de praticar meus "social skills". Pensei: tudo bem, então vou comer. Procurei, procurei e nada de comida e muito menos bebida. Depois do show do palhaço, chamaram as crianças para a mesa. As mães ficavam atrás dos filhos ajudando a encher o pratinho com as comidas - fui copiando as inglesas. Quando fui fazer o prato do Henrique, me dei conta do que estava sendo servido. Tomate, pepino e cenoura?! Frutas picadas?! Linguiça fria?! Sanduíche que geléia?! Suco quente?! Tudo misturado no mesmo prato?! Ao terminarem, as mães mais corajosas começaram a comer as sobras. As surpresas não pararam por ai. A mãe veio com o bolo (de supermercado) e quando começaram a cantar parabéns, bati palma - todos me olharam, fiquei super sem graça. O aniversariante apagou a velinha e a mãe levou o bolo embora. Pra onde foi a mulher  com o bolo?! Descobrimos no carro, ao abrir a sacolinha de surpresas, que o pedaço (do tamanho de uma azeitona) estava enrolado no guardanapo, todo grudado. Fui embora um pouco decepcionada e com fome. Pensei: essa festa foi esquisita, a próxima será diferente...e não foi..."


sessão de bolos no supermercado - pra todos os gostos
 
festinha de 4 anos do Henrique
Aprendi algumas coisas importantes logo após a segunda festinha:

Regra numero1
-não chegue atrasado porque a festa tem hora para começar e para terminar. Costumam durar em torno de 2 horas. Também não se preocupe com roupa, muitas crianças vestem a mesma que vão ao parquinho.
- o convite vem com pelo menos 3 semanas de antecedência e com RSVP.
 
O caso abaixo, aconteceu em 2015 e tomou conta da mídia na Inglaterra:
"Uma criança de cinco anos foi cobrada por não ir à festa de aniversário de um amigo - resultando em ameaças de ações legais . Alex Nash , de Cornwall , foi convidado para a festa pouco antes do Natal. Ele aceitou o convite que seria em uma pista de esqui seca. Alex não compareceu pois seus pais perceberam que na mesma data ele passaria o dia com os avós. Uma fatura de £15,95 então foi enviada pela mãe de seu colega de escola. Ela alegou que o não comparecimento de Alex deixou-a sem dinheiro e que seus pais tiveram tempo suficiente para cancelar o convite."

 
Regra 2
O presente é  embrulhado juntamente com o cartão. Nunca se esqueça do cartão! post sobre o assunto - http://tatabrandli.blogspot.co.uk/2015/07/estilo-de-vida-ingles-cartao-de.html. As mães são muito educadas e além de não permitirem que os filhos abram o presente na frente do convidado (evitando qualquer constrangimento), passada a festa, enviam um cartão de agradecimento.

Regra 3
NUNCA, NUNCA bata palmas no parabéns. Eu sei que é  um movimento involuntário para nós brasileiros, mas, a canção "happy birthday to you" é na voz e afinada.

Regra 4
A comida é para as crianças. Raras as festas que colocam uma mesa separada para os pais com bolachinha e café/chá.
Ah, outro detalhe é que nunca servem refrigerante, é suco quente, não reclame.
                                                                                       
Li várias criticas sobre as atuais festas infantis no Brasil e concordo com muitas delas. Os buffets estão cada vez mais sofisticados e bacanas, isso não podemos negar.  
Uma coisa é fato, as festas  no Brasil por mais SIMPLES que sejam, tem alegria, diversão e comida para pais e filhos - receita do sucesso.

Segui a linha e estilo das festas inglesas para o meu primeiro filho e quer saber se me arrependo? Sim, e muito. 
festinha em casa Carolina
Admiro a simplicidade, praticidade e tradição dos ingleses, mas, na minha opinião, pecaram nas comemorações de aniversário. As festas são curtas e cheias de regras. As crianças se divertem? Sim. Elas serão memoráveis? Não tenho tanta certeza.